top of page
Buscar
Foto do escritorclube viva aeva

Observar rochas de maneira diferente

Atualizado: 28 de jun. de 2023

Nos passados dias 30 de maio e 6 de junho de 2023, a docente Sandra Bessa Moreira recebeu os alunos das turmas A, B e D do 11.° ano, inscritos na disciplina de Biologia e Geologia, no Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, com o objetivo de observar preparações de rochas ao microscópio petrográfico.


Foram observadas as preparações de rochas magmáticas, tais como, basalto, granito de anatexia, gabro, andesito e riólito. Relativamente a rochas sedimentares, observou-se grauvaque, uma rocha que não estando referida nas aprendizagens essenciais, obrigou a uma pesquisa prévia sobre a mesma. Segundo o professor Galopim de Carvalho, trata-se de rocha sedimentar arenítica e coesa, gerada nos grandes fundos marinhos, a par dos xistos argilosos. Contém, sobretudo, quartzo (20 a 50%), feldspatos e micas. O termo foi introduzido na nomenclatura litológica, em 1789, por Lasius, e radica no alemão grauwacke, que significa pedra cinzenta. Quanto a rochas metamórficas, observou-se micaxisto, xisto e gnaisse.

Após todas as observações, elegeu-se o gabro como a rocha mais bonita, como se observa na fotografia (ampliação 30 vezes), tendo sido comparado a um vitral de uma catedral, repleto de belas formas e cores.

Desta forma, conclui-se o ano letivo com uma atividade prática distinta e com o uso de um instrumento inédito na escola, o microscópio petrográfico.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page